top of page

Você sabia que a Asma pode estar relacionada com o seu trabalho?


A Asma Relacionada ao Trabalho (ART) é mais comum do que você imagina e corresponde a cerca de 16% a 21% dos casos de asma em adultos.



A ART se divide em duas categorias:



⭕ Asma Ocupacional (AO): causada pela exposição a substâncias específicas no ambiente de trabalho.


⭕ Asma Agravada pelo Trabalho (AA/ET): ocorre em pessoas que já têm asma, mas que notam um agravamento devido ao trabalho, sem que haja uma causa direta relacionada ao ambiente.



⚠ ️ O uso crescente de produtos químicos na indústria e em casa é um dos principais responsáveis por esse aumento: amônia, poeira de cimento, cloro, produtos de limpeza, fumos da exaustão do diesel, farinhas e grãos, látex, fumaça de tabaco, isocianatos, fumaça de incêndios, dióxido de enxofre, mistura de agentes liberados nos locais de confinamento de suínos, fumos de soldagem, pinturas, solventes, óxido de cálcio, ácidos, glutaraldehído…



Você percebe que melhora nos momentos em que se distancia da exposição, como finais de semana, feriados ou em períodos de férias? Usa menos medicação para asma? 🤔



Se você suspeita que sua asma pode estar relacionada ao trabalho, não hesite em buscar orientação médica. Um diagnóstico adequado pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida 🤍



留言


bottom of page