Para quem não sabe, a asma é um problema de saúde seríssimo, que afeta aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo, causando aproximadamente 1.000 mortes por dia. A maior parte delas ocorre em países subdesenvolvidos e poderiam ser prevenidas.
No Brasil, há 20 milhões de asmáticos.
Com a finalidade de promover o melhor e mais atualizado manejo da doença e colaborar com a sua prevenção, a Iniciativa Global pela Asma, ou GINA (Global Initiative for Asthma) é uma associação que divulga estes conhecimentos.
Anualmente, um relatório é divulgado com informações e recomendações para o manejo dessa doença, baseado nas mais novas evidências médicas.
Os casos de asma vêm apresentando aumento da prevalência em todo o mundo.
A asma é uma doença com grande importância em termos pessoais e também sócio-económicos, pois é uma doença crônica, interfere bastante com a qualidade de vida dos pacientes e acarreta elevados custos financeiros.
Por outro lado, é uma doença controlável na maioria dos casos!
Importante: estabelecer diagnóstico precoce e tratamento adequado.
O diagnóstico da asma se baseia em critérios clínicos, através da avaliação dos sintomas como sibilância, falta de ar, aperto no peito e tosse. O diagnóstico é corroborado por exames laboratoriais, entre os quais, a espirometria é o mais conhecido e ainda, o mais confiável.
Com a orientação, o esclarecimento sobre a doença tanto para o paciente quanto para seus familiares e o tratamento correto e regular, é possível melhorar a qualidade de vida do asmático e controlar a sua doença, impedindo a limitação das atividades, reduzindo a mortalidade e a demanda assistencial.
Embora seja uma doença crônica, tem controle e, cada vez mais, falamos em remissão.
Comments